INVESTIMENTOS

Uma vez por ano os Participantes do CELPOS CD têm a opção de alterar ou escolher o Perfil de Investimentos mais adequados as suas perspectivas para o futuro. Caso o participante selecione uma mudança de perfil este ano, ele poderá alterar novamente a partir de janeiro do ano seguinte.

Ao fazer a opção por uma das cinco opções oferecidas, você escolhe a forma como será aplicada a sua reserva de poupança individual, o que terá efeito no valor a ser recebido durante a aposentadoria.

Mas antes de optar pelo perfil de investimento, é fundamental que você conheça a sua disposição em correr riscos e a sua expectativa de rentabilidade, e leve em consideração o tempo que falta para se aposentar.

Para tanto, elencamos abaixo algumas informações fundamentais na hora de optar por um perfil de investimento.

Para facilitar e tornar ainda mais ágil esse processo, a solicitação poderá ser feita através do nosso site ou aplicativo Celpos. Confira abaixo o passo a passo de como solicitar a mudança.


Passo a passo para alterar o perfil de investimentos
  • Para optar por um dos perfis de investimento através do site da Celpos, basta acessar a “Área do Participante”, fazer o login (CPF e senha) e no menu lateral clicar em “Perfil de Investimento”, submenu “Alteração Perfil” – selecione o novo perfil, em seguida, clique em confirmar. Após fazer a leitura do Termo de Opção que aparecerá na tela, confirme no botão aceitar. A partir de então, sua escolha será validada pela área responsável.
  • Para fazer sua escolha utilizando o aplicativo Celpos – acesse a Play Store ou App Store e baixe o app Celpos – em seguida, faça o login. O processo é semelhante ao site da Celpos, informe o seu CPF e a mesma senha, e clique em “Alteração Perfil”.
  • O Participante só terá a chance de mexer novamente no perfil de investimento na virada do calendário, ou seja, se alterou ou optou por um perfil esse ano, somente no ano seguinte poderá fazer novas mudanças.
  • Ao fazer a sua opção, o prazo para conclusão do processo é de 30 dias.
  • A alteração de perfil também pode ser feita através de formulário impresso, que deve ser entregue na Área de Atendimento, localizada na sede da Celpos, no Recife
  • Vale ressaltar, que uma vez concluído o processo de mudança, ele não poderá ser desfeito. No aplicativo e no site da Celpos, também é possível acessar o histórico de solicitações de mudanças. Assim, você poderá acompanhar todas as suas alterações e verificar o status da sua atual escolha, pois, assim que for processada pela Celpos, aparecerá nesse histórico.

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS RÁPIDAS SOBRE PERFIS DE INVESTIMENTOS

 

O QUE É PERFIL DE INVESTIMENTO?

É a forma de aplicação financeira da reserva matemática de cada participante, conforme sua opção, considerando as várias possibilidades de investimentos, tais como renda fixa + empréstimos a participante ou renda variável + investimentos estruturados.

 

QUAIS SÃO OS PERFIS DE INVESTIMENTO DA CELPOS?

 

EXISTE UMPERFIL MAIS ARRISCADO QUE OUTRO?

Em qualquer que seja a modalidade de investimento, existe sempre um risco. O que varia é intensidade, que pode ser mais baixa no caso de renda fixa, ou mais alta, para investimentos em renda variável, que podem sofrer oscilações do Mercado Financeiro.

 

QUAIS OS FATORES DEVO LEVAR EM CONTA NA ESCOLHA DO PERFIL DE INVESTIMENTO?

• Rentabilidade pretendida;

• Prazo em que vai precisar utilizar a conta (requerimento de beneficio ou resgate);

• Tolerância ao risco – risco que você está disposto a assumir.

 

COMO POSSO ACOMPANHAR A RENTABILIDADE DE CADA PERFIL?

As informações sobre a rentabilidade dos Perfis de Investimentos estão disponíveis no menu inferior da página inicial do site da Celpos (www.celpos.com.br).

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas através da nossa Gerência Financeira, pelo telefone (81) 2128-4010, 2128 4012 ou 21284013.


Conheça os Termos do Mercado Financeiro de Investimento

RENDA FIXA: Segmento composto por ativos cujo rendimento está previamente definido. Esse rendimento pode ser pré-fixado (ao comprar o título, o investidor já sabe de antemão quanto vai receber ao final de determinado prazo) ou pós-fixado (a valorização do título é proporcional a um índice de correção).

RENDA VARIÁVEL: Segmento composto por ativos cujo retorno de capital não pode ser definido no momento da aplicação, pois dependem da cotação diária estabelecida através da negociação que ocorre no mercado específico.

INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS: Segmento composto por fundos de investimentos imobiliários e de participações, cuja rentabilidade é pós-fixada e as cotas são negociadas em Bolsa de Valores (BOVESPA).

RENTABILIDADE: Medida de retorno do investimento calculada dividindo-se a receita obtida pelo valor do investimento inicial.

RISCO: É a probabilidade de perda ou ganho numa decisão de investimento.

VÍDEOS