INVESTIMENTOS

Todos os anos, em junho e dezembro, os Participantes do Plano CELPOS CD têm a possibilidade de escolher pelo perfil de investimento mais adequado às suas características e expectativas.

Ao fazer a opção por uma das cinco opções oferecidas, você escolhe a forma como será aplicada a sua reserva de poupança individual, o que terá efeito no valor a ser recebido durante a aposentadoria.

Mas antes de optar pelo perfil de investimento, é fundamental que você conheça a sua disposição em correr riscos e a sua expectativa de rentabilidade, e leve em consideração o tempo que falta para se aposentar.

Para tanto, elencamos abaixo algumas informações fundamentais na hora de optar por um perfil de investimento.

Para optar por um dos perfis de investimentos da Celpos, imprima o Termo de Opção, preencha os dados e assinale um dos cinco perfis disponibilizados pela Fundação. Depois é só datar, assinar e enviar à Celpos, por uma das seguintes formas: Impresso na sede da Fundação, via malote (Celpe), correios ou através do e-mail perfil@celpos.com.br, dentro do período estabelecido na Campanha de Perfil. Ou participe das reuniões locais que serão realizadas conforme cronograma disponibilizado no site.

É fundamental que o Participante observe todas as informações contidas no Termo de Opção para que conheça quais as critérios necessários para que a sua escolha seja efetivada.

 

Conheça os Termos do Mercado Financeiro de Investimento

RENDA FIXA: Segmento composto por ativos cujo rendimento está previamente definido. Esse rendimento pode ser pré-fixado (ao comprar o título, o investidor já sabe de antemão quanto vai receber ao final de determinado prazo) ou pós-fixado (a valorização do título é proporcional a um índice de correção).

RENDA VARIÁVEL: Segmento composto por ativos cujo retorno de capital não pode ser definido no momento da aplicação, pois dependem da cotação diária estabelecida através da negociação que ocorre no mercado específico.

INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS: Segmento composto por fundos de investimentos imobiliários e de participações, cuja rentabilidade é pós-fixada e as cotas são negociadas em Bolsa de Valores (BOVESPA).

RENTABILIDADE: Medida de retorno do investimento calculada dividindo-se a receita obtida pelo valor do investimento inicial.

RISCO: É a probabilidade de perda ou ganho numa decisão de investimento.

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS RÁPIDAS SOBRE PERFIS DE INVESTIMENTOS

 

O QUE É PERFIL DE INVESTIMENTO?

É a forma de aplicação financeira da reserva matemática de cada participante, conforme sua opção, considerando as várias possibilidades de investimentos, tais como renda fixa + empréstimos a participante ou renda variável + investimentos estruturados.

 

QUAIS SÃO OS PERFIS DE INVESTIMENTO DA CELPOS?

 

EXISTE UMPERFIL MAIS ARRISCADO QUE OUTRO?

Em qualquer que seja a modalidade de investimento, existe sempre um risco. O que varia é intensidade, que pode ser mais baixa no caso de renda fixa, ou mais alta, para investimentos em renda variável, que podem sofrer oscilações do Mercado Financeiro.

 

QUAIS OS FATORES DEVO LEVAR EM CONTA NA ESCOLHA DO PERFIL DE INVESTIMENTO?

• Rentabilidade pretendida;

• Prazo em que vai precisar utilizar a conta (requerimento de beneficio ou resgate);

• Tolerância ao risco – risco que você está disposto a assumir.

 

COMO POSSO ACOMPANHAR A RENTABILIDADE DE CADA PERFIL?

As informações sobre a rentabilidade dos Perfis de Investimentos estão disponíveis no menu inferior da página inicial do site da Celpos (www.celpos.com.br).

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas através da nossa Gerência Financeira, pelo telefone (81) 2128-4010, 2128 4012 ou 21284013.